VENCENDO O DESÂNIMO – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

VENCENDO O DESÂNIMO – (Artigo da Semana) – [email protected]

VENCENDO O DESÂNIMO

Como a vida humana é breve, e os dias passam como o vento. Somos forçados pelas tradições, costumes e pela própria vida a buscar o melhor lugar no sol, ou mesmo aquele desejado pela sociedade. É exatamente desta busca, às vezes sem vitória, que nos leva ao desânimo como resultado dos diversos conflitos internos. A qual é uma resposta emocional que gera um estado de desânimo ou mesmo sem motivação na sequência da própria vida.

É bem verdade que já temos o breve aviso do Cristo, “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo, vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16:33). E cada dia somos pressionados de todos os lados. Resta-nos apenas o poder da fé e da esperança num reino vidouro de justiça e paz.

Como é possível, mesmo diante de tantas lutas, perseguições e guerras espirituais, manter a esperança neste reino sem desanimar? Bom, o primeiro raciocínio lógico é que não somos daqui. E deste modo, sabemos que voltaremos em breve para casa.

E desta feita, as circunstâncias momentâneas, quando se deparam com a fé e a esperança, são incapazes de arrancar o sentimento  de salvação que vem do Cristo. Por outro lado, as promessas vivas ardem no coração dos que servem ao Rei Eterno.

O desanimo é uma arma poderosa do inimigo do Eterno, contra os que Nele confiam. Todavia, precisamos ter em mente que a porta que se fecha aqui logo se abre ali. E estar cheio da certeza em sua mente de que o Eterno cuida de você. Deus cuida de você em todo tempo.

Sendo assim, é preciso descansar na sombra das asas do Eterno, onde há segurança e paz. Assim como devemos compreender que há um propósito do Eterno em cada coisa.

Então, erga a cabeça e continue a jornada proposta pelo Eterno. Visto que, bem ali, está a coroa da vitória.

Meditemos, pois, em algumas passagens bíblicas que nos ensinam a vencer o desânimo:

Todos são pressionados – “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados”. (2 Coríntios 4:8)

Consolação nas tribulações – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações”. (2 Coríntios 1:3-4)

O livramento – “Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações”. (Salmos 34:17)

O Deus que nos guarda – “Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno”. (2 Tessalonicenses 3:3)

Esperança em Deus – “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. (Salmos 42:11)

A exaltação no tempo de Deus – “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. (1 Pedro 5:6-7)

O entendimento guardo – “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:7)

Portanto, quando os dias forem escuros e não encontremos uma saída, e o desânimo e a solidão vierem como chuva pesada sobre você, resta-nos apenas um caminho: acreditar na providência do Eterno.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

“Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. (2 Timóteo 1:7)

Deixe um comentário