Vereador denuncia que dentista de UBS trabalha com luvas doadas por pacientes
O vereador Professor Francisco Carlos (PV) usou a Tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (24), para denunciar a situação de precariedade na Unidade Básica de Saúde Dr. Cid Salém Duarte, no Abolição IV.
Faltam medicamentos e insumos básicos para o atendimento à população. Requerimento do parlamentar, que cobra melhorias nas condições de trabalho na UBS foi aprovado na Sessão Ordinária desta quarta-feira.
“Visitamos o local e a farmácia está vazia. Está faltando ácido fólico, não se faz testes de glicemia há meses e o atendimento odontológico está sendo feito porque os usuários estão levando luvas para serem usadas pela dentista. A população está sendo muito prejudicada”, denunciou.
Ainda durante o pronunciamento, Francisco Carlos alertou sobre prejuízos à população após suspensão de repasses financeiros do Ministério da Saúde a Mossoró. Os incentivos foram suspensos, segundo portaria emitida pelo órgão federal, pelo envio de dados imprecisos por parte da Prefeitura.
“O envio de dados sem consistência ao Ministério da Saúde, que resulta na suspensão do repasse de verbas é grave e mostra o descaso da administração municipal com a prestação de serviço de qualidade à população. Isso é muito grave”, alertou.
De acordo com o documento do Ministério da Saúde, a suspensão ocorre após três meses consecutivos sem o envio de informações. O bloqueio é relativo ao mês de dezembro. Ainda segundo o órgão, dados dos meses de setembro, outubro e novembro não foram repassados.