Voluntários arrecadam doações para pacientes que farão cirurgia pela Operação Sorriso

A equipe da Operação Sorriso, que reúne 60 voluntários de todo mundo, chega a Mossoró nesta segunda-feira, 1º de agosto, para a realização de mutirão de cirurgias corretivas gratuitamente em crianças com fenda palatina e lábio leporino. Para manter os pacientes que vêm de outros municípios e não têm condições de se manter na cidade, voluntários montaram um alojamento gratuito e estão arrecadando alimentos não perecíveis e produtos de limpeza.

Aqueles que quiserem doar, poderão entregar os alimentos e produtos de higiene pessoal na sede da II Regional de Saúde (II Ursap), que fica na Rua Dr. João Marcelino, s/n, no bairro Nova Betânia, ao lado da USIBRAS.

Esta é a primeira vez que a Operação Sorriso realiza as cirurgias em Mossoró. Ao todo, serão realizadas 40 cirurgias reparadoras gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina).

Mossoró foi escolhida pela ONG para receber o mutirão devido ao fato de há 20 anos não serem feitas cirurgias reparadoras de fissuras na cidade, apesar de ser um polo que atende 64 municípios. Este ano também marca 10 anos da última passagem da Operação Sorriso pelo Rio Grande do Norte.

A seleção de pacientes acontecerá no dia 4 de agosto, a partir das 8h, no Centro Clínico Professor Vingt Un Rosado, conhecido como PAM do Bom Jardim. As cirurgias serão realizadas de 5 a 7 de agosto, no Hospital Wilson Rosado, na rua Dr. João Marcelino, nº 429, Centro.

Para participar do mutirão, basta comparecer à seleção levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora de Mossoró poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção.

Além da cirurgias, alojamento e alimentação, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem ao Hospital Wilson Rosado no dia da cirurgia sem custo aos pacientes.

Acompanhamento pós-operatório

Todos os pacientes que forem operados durante o programa humanitário de Mossoró, retornarão para a consulta pós-operatória no dia 10 de agosto (data prevista), no Centro Clínico Professor Vingt Un Rosado. Durante um ano, farão acompanhamento odontológico e fonoaudiológico com os profissionais de saúde da cidade.

Quem não for morador de Mossoró, terá encaminhamento para dar continuidade ao tratamento na cidade onde residir.

Operação Sorriso

Presente no Brasil desde 1997, a Operação Sorriso chega aos lugares mais remotos do país e ajuda pessoas de todas as idades. A ONG é a maior organização médica voluntária do mundo e reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 220 mil crianças.

A importância da Operação Sorriso deve-se aos números impressionantes: a cada três minutos nasce uma criança com deformidade facial no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas.

A estimativa é que existam cerca de 280 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o país. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento.

“A expectativa é que consigamos identificar os pacientes, triá-los e, se não conseguirmos operar todos, já deixá-los agendados para a próxima missão”, diz Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

Ao todo, 60 voluntários de diversas regiões do Brasil e também do exterior estarão envolvidos no programa em Mossoró. Todos os selecionados possuem experiência em outros programas humanitários da organização e são profissionais de saúde especializados em fissuras labiopalatinas.

Doações

Aqueles que quiserem contribuir com a continuidade da Operação Sorriso podem fazer doações em dinheiro para a ONG. Os recursos arrecadados ajudam a organização a realizar compras em grande quantidade, baixando o custo e possibilitando atender mais pessoas. Já as empresas podem apoiar a Operação Sorriso tanto com recursos financeiros, quanto humanos ou contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.

As doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: [email protected]

Interessados em acompanhar o trabalho da ONG podem acessar os relatórios financeiros disponíveis no site da Operação Sorriso.